15.1.15

IKEA e risco sísmico


Quando os Departamentos e seus Directores e Gestores de "Comunicação e Sustentabilidade" não entendem (nem querem) nada de comunicação do risco e de resiliência e sustentabilidade dos seus postos de trabalho e dos seus consumidores, deixa-me perplexa e triste.
Ontem enviei um email à grande empresa IKEA Portugal, que se junta a milhares de campanhas anualmente, para se juntar ao Instituto Superior Técnico numa campanha de divulgação e mitigação do risco sísmico.
Foram eficientes no tempo de resposta, mas pouco eficientes em perceber a importância da coisa ("não nos é possível responder positivamente") e que até reverteria em mais negócio para a IKEA.
Como? Em mais vendas, por ex., de fechos de segurança de armários/gavetas (não só importante para evitar que o seu filho alcance o que está guardado como evita que, em caso de sismo, as portas e gavetas se abram e as louças e conteúdos caiam em cima das pessoas). Outro exemplo, aproveitar os próprios folhetos de montagem de armários, estantes, etc. onde já constam as peças para fixar os elementos à parede (como medida de segurança); explicando que evitam que os mesmos caiam em caso de sismo, provocando feridos e uma perigosa obstrução da circulação.

Enfim, não sou Directora nem Gestora ou Manager... pode ser que algum decorador ou “Querido” queira fazer uma parceria com uma Engenheira Investigadora e mostrar como mudar a sua casa com segurança e bom gosto.

NOTA: Em 2015 assinalam-se os 260 anos sobre o terramoto de 1755.
Os terramotos são eventos com que Portugal se confronta desde sempre e a que está sujeito sem aviso prévio.

Sem comentários: