12.10.08

Tian'anmen

Cheguei de Tian'anmen.
A praca 'e brutal. Sabia que era grande, mas ver, estar, andar 'e completamente diferente. Hoje nao deu para entrar em nenhum edificio, mesmo assim levamos mais de 1h a atravessa-la. Deu-me a sensacao de estar a percorrer uma distancia como a da Av. da Liberdade, mas plano.
E a quantidade de gente? Parece uma peregrinacao a Meca. Impressionante.

Em Beijing 'e engracado andar pela Chang'an East Avenue, uma especie de 5th Avenue que vai dar 'a Praca Tian'an Men, pois se nos topam de mapa na mao, alguem se aproxima e pergunta para onde queremos ir; e mesmo que nao queiramos ir para lado nenhum, mas apenas apreciar o mapa, eles insistem e insistem. Um rapaz veio ter connosco, nao emitiu qualquer som, apenas gesticulava "para que lado querem ir?, para que lado querem ir?" Era aflitivo. La lhe apontei Tian 'an Men no mapa, saiu um gesto "para ali" e foi-se embora, todo contente espero.

Acho que ainda (apos Olimpiadas) se sentem "obrigados" a dar informacoes, quer queiramos quer nao..basta nao ter os olhos em bico, e la vao eles a correr atras de nos, a perguntar para onde queremos ir.

3 comentários:

Di Napoli disse...

Alguma referência aquela pequena história com os tanques, em oitenta e nove? Imagino que não...

Anónimo disse...

Ei, pedro, já limparam tds os vestigios, em Tianamen e... não só!

Amiga, sempre podes andar de óculos de sol!

Terramota disse...

E estava de 'oculos de sol, mas nao passo por chinesa pelos vistos :)