8.9.08

Next STEP

Já estou em Portugal há uns mesitos, o que significa que chegou a altura de regressar à minha "volta ao mundo" atrás dos sismos. Desta vez vou ali à Eslovénia, a Bovec, participar num exercício com a Protecção Civil Portuguesa e Italiana. Trata-se de um projecto europeu que tem como objectivo avaliar os danos no edificado após um sismo; trabalho que tenho desenvolvido nos Açores, um bocado "alla Mónica" e que agora vou ter oportunidade de trocar ideias, tirar dúvidas e aprender mais com os colegas italianos.
O giro da coisa é que também foi desenvolvido um pequeno laboratório móvel, que faz testes in-situ e análise dos resultados por forma a diminuir o erro que uma inspecção visual tem associada.
Clica:
Strategies and Tools for Early Post earthquake assessment (STEP)

Nota: A 12 de Abril de 1998 a Eslovénia foi atingida por um sismo de moderada magnitude que provocou graves danos em Bovec (perto da fronteira com Itália). Infelizmente a recuperação parece que não se deu e os edifícios continuam com os mesmos danos (e mais até fruto do passar do tempo), reunindo as condições para serem objecto de estudo, como agora.

1 comentário:

Dora disse...

Espectáculo!!!!!

Bjs