27.1.08

Brasil anos 70


Entre 1975 e 1980 vivi na América do Sul, no Brasil. A localidade chama-se Tucuruí, fica no Estado do Pará mais concretamente na Amazónia. O meu pai participou na construção da Barragem do Brasil e como tal levou a família consigo para habitar a Vila Permanente (ainda em construção quando chegámos). Desde tenra idade comecei a saltitar de casa em casa, de obra em obra e a achar tudo normal, por não conhecer outra realidade. E felizmente! Pois assim já vivi coisas inesquecíveis e ficou cá sempre o bichinho de viajar e conhecer sempre lugares e pessoas novas.
Gostei bastante de viver ao ar livre, brincar na rua, banhar-me nos igarapés, atravessar o rio Tocantis de “voadeira”, dos churrascos sempre por motivo nenhum, crescer em contacto com a natureza e com dezenas de animais de estimação, assistir à época das cheias em que a população que vivia em leito de cheia ficava, infelizmente sem casa dias e dias por a água chegar aos telhados e, aquelas imagens que hoje vemos à hora do jantar no Telejornal, faziam parte do meu quotidiano.
Obviamente que perdi muitas coisas, como o contacto com a restante família, as brincadeiras no Jardim Roma, museus ou os 1001 desenhos animados que hoje ouço falar pelos meus amigos e que não me dizem nada, por ter visto outras animações, lido outros livros, ouvido outras canções e visitado outras cidades. Foram 5 anos bastante enriquecedores a todos os níveis e que guardo com saudade.






4 comentários:

arianams disse...

Ohhh vida boa!
Gostava de te ter conhecido nessa altura!

Anónimo disse...

e tu és a soma de todos esses lugares, essas gentes e esses desenhos animados! Por isso somos diferente! Por isso gosto tt de ti!
Beijos, susana

Anónimo disse...

Que bom que viveu no Brasil! Sou brasileira, vivo em Minas Gerais, bem longe do Pará. Venha um dia conhecer o sudeste. Beijos, Ana... Meu blog: kyachikits.blogspot.com

Catwoman disse...

E eu a achar-me sortuda por ter brincado à porta de casa à vontade, sem medo dos carros nem dos raptos. Que espectáculo de experiência a tua! E diz-me que também tu não te lembras do "Verão Azul"!...