Nestas férias para além de Milano estive na Riviera Ligure (Ligúria), mais precisamente em Cinque Terre e arredores, lugar que sabe-se lá porquê ansiava conhecer há já uns anos. Há poucas semanas lembrei-me de gastar as milhas que tinha da TAP numa viagem a Itália e o amigo Ezio organizou o fim-de-semana de forma a que conhecesse as Cinque Terre através de uma longa caminhada de 4 horas acompanhada por uma paisagem encantadora e promontórios de cortar a respiração.
O passeio começou em Riomaggiore seguido de Manarola, Corniglia, Vernazza e termina em Monterosso. Elejo Vernazza e Corniglia como as mais bonitas e pitorescas. A caminhada é dura, por vezes bastante difícil principalmente quando surgem centenas de degraus à nossa frente e temos de os subir à torreira do sol, como se de uma penitência se tratasse mas logo nos esquecemos quando no último degrau ou na próxima curva surge um aglomerado de casas empoleiradas nos rochedos como se de cabras se tratasse. Absurdamente lindo e acolhedor.
Em todas as terras a paragem é obrigatória para conhecer, visitar as vilas, abastecermo-nos com água, um panino ou um gelato que nos revigora para mais hora e meia de caminhada até à próxima paragem.
Como se não bastasse o extraordinário passeio pelas Cinque Terre dormimos num agriturismo (turismo rural) em La Spezia com vista sobre seu Golfo e na manhã seguinte partimos para Portovenere (também património mundial) composta pelas vilas de Le Grazie, Fezzano e a ilha Palmaria. O núcleo histórico de Le Grazie desenvolve-se ao longo da baía do Golfo de la Spezia e serve de porto às diversas embarcações de recreio. Ali apanhámos o barco até à ilha Palmaria, onde infelizmente e devido ao elevado número de embarcações a água apresenta alguma oleosidade, o que não me impediu de dar um belo mergulho e depois seguir caminho em terra, à descoberta desta ilha de diferentes características orográficas; de um lado a vertente vai mergulhando suavemente no mar enquanto do outro termina abruptamente aos 188 m de altitude.
E assim passei um excelente fim-de-semana na companhia de amigos e mais planos ficaram no ar, para um próximo passeio.
Voltarei, voltarei certamente bella Italia…
Riomaggiore
6.9.07
Cinque Terre e Portovenere
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Absolutamente fabuloso!
Lindo! Bélissimo!!!
É só passear.... Grandes vidas!!
Uma bela maneira de gastar as milhas da TAP. :)
Entretanto, fez-se-me luz: depois de ler aquela história da "oleosidade" provocada pelos barcos é que percebi porque é que esse teu bronze não desaparece... Ahahah!
Post-espectáculo, este. Baci!
Enviar um comentário