7.4.07

Transilvânia

Brasov

Brasov

Castelo de Bran

Algures na Transilvânia




Castelo Peles

Castelo Peles
A última viagem à Roménia permitiu um passeio à tão famosa Transilvânia. Quando chegámos no sábado a Bucareste alugámos um táxi no hotel para nos levar até terras do Drácula. Compensa alugar um táxi, não é muito mais caro que alugar um carro e permite-nos não nos perdermos pelas estradas pouco sinalizadas. Demorámos 4h a percorer 180 km visto o limite de velocidade ser 90 km/h, as vias não estarem nas melhores condições e a sinalização não abundar, o próprio taxista perdeu-se várias vezes.
Visitámos as cidades de Sinaia e seu lindíssimo Castelo Peles, Bran, Rasnov e por fim chegámos à tão desejada Brasov.
No Castelo de Bran consta que o Conde Vlad pode ter ficado aqui quando ia a fugir dos Turcos, no séc. XIX. O verdadeiro castelo do Drácula é em Bristita, zona norte da Transilvânia que não tivemos tempo de lá chegar, mais um dia de viagem..quem sabe.
Brasov, a sul dos montes Cárpatos, possui a mais antiga estância de ski da Roménia. É a segunda cidade mais visitada deste país, conhecida como a Praga da Roménia ou a Cracóvia da Transilvânia. Cidade boémia conhecida por a cerveja ser muito barata (não tive oportunidade de aferir). Fiquei um pouco desolada, esperava uma cidade maior, com museus e outros atributos culturais. O edificado do centro encontra-se bastante preservado, o que é muito positivo e surpreendente, visto todo o caminho de Bucareste até Brasov ser totalmente desordenado e o parque degradado. Apenas (e já não é mau!!) os castelos e palacetes estão preservados e muito bem recuperados. Em Portugal o património não se encontra muitas vezes em tão bom estado de preservação...
Resumindo, é um passeio muito bonito. Sair das planícies infinitas da zona de Bucareste e começar a entrar nos bosques e montanhas com neve é absulatamente delicioso e relaxante.
A Roménia é sem dúvida um bom destino de férias: rico em história, paisagens deslumbrantes, edifícos e arquitecturas com várias influências, um povo simpático e uns papanasi (sobremesa) deliciosos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Que maravilha! Quero ver mais fotos!!!