20.3.07

Scuola

Hoje iniciámos os trabalhos de campo pelas escolas de Bucareste.
Uma das escolas visitadas data de 1906 e foi concebida para o ensino especial de invisuais. Nem todos os meninos são cegos, mas todos vêem muito mal. São oriundos de vários pontos da cidade ou cidades vizinhas e ficam em regime de internato.
Visitámos todas as instalações inclusive as oficinas, onde estes meninos fazem pastas, em cartão, para arquivar papéis, trabalham a madeira, fazem escovinhas para as unhas numa outra oficina e aprendem também a dar massagens, o que é uma boa profissão, pois não é necessário ver para massajar.
Fiquei bastante sensibilizada com a vontade e o esforço destes meninos em querer aprender e sentirem-se úteis à sociedade. Ofereceram-me 3 pastas de cartão e 1 escovinha para as unhas. Objectos perfeitos, muito bem feitos! Fiquei radiante por estar aqui e receber estes presentes bem como por poder estar a participar num projecto cujo intuito é o de melhorar as condições e qualidade de vida destes meninos.

Uma experiência e sensação únicas sem dúvida.

Espero que esta escola e suas iniciativas não terminem quando o Director se reformar daqui a 2 anos...





1 comentário:

Susana Tibúrcio Brito disse...

É mt bom sentir q contribuímos um bocadinho, só um bocadinho para um mundo um pouco melhor (e mais justo e mais solidário e mais...)