26.1.07

Libritalia

Abriu finalmente uma livraria e espaço de divulgação da língua italiana. Sempre que quero ler um livro nesta língua fantástica tenho de esperar que se proporcione uma viagem até lá, o que infelizmente não é muito frequente dada a distância que nos separa (+- 2000 km) ou encomendo a alguém (esta hipótese ainda consegue ser mais remota visto não ter amigos que viagem todos os meses ou de 6 em 6 para Itália) ou então peço aos meus amigos italianos um livro ou outro e lá chegam eles em formato de encomenda.
Agora com a Libritalia é mais fácil..tenho os livros em Italiano mesmo aqui ao lado, na Rua do Salitre.

Diário Digital - "Esta livraria, a única especializada em língua italiana no mercado português, é um projecto de três italianos que vivem em Portugal há cerca de dez anos.
Docentes no Instituto Italiano em Lisboa, os três responsáveis queriam criar um espaço que colmatassem «uma falta de livros italianos, ensaios, literatura e de divulgação da cultura italiana em Portugal», explicou Bárbara Pollastri à agência Lusa.
Com cerca de 600 títulos como ponto de partida, a Libritália aposta na ficção, ensaio, livros sobre cinema, teatro, banda desenhada, turismo e livros escolares e didácticos, uma vez que funciona na mesma rua do Instituto Italiano.
«Mais do que uma livraria, a Libritália quer ser um ponto de encontro para mostrar um tipo de cultura que os meios oficiais à partida não vão divulgar», sublinhou Paolo Balirano, italiano de Nápoles que chegou a Lisboa para fazer um mestrado.
Estando em permanente contacto com o que se passa a nível cultural em Itália, os três italianos querem que os lisboetas conheçam mais da literatura italiana, para lá de Italo Calvino, Umberto Eco ou Pirandello.
«Achámos que este projecto seria interessante, porque há interesse pela cultura italiana e pela língua», afirmou Bárbara Pollastri, sublinhando, no entanto, o «vazio muito grande» em relação à oferta.
Numa área de cerca de cem metros quadrados, a Libritália reparte o espaço entre as estantes dos livros e uma área destinada a projecção de cinema, assim como à organização de exposições de fotografia, pintura, escultura.
A Libritália, que inauguou em Janeiro, é uma das poucas livrarias especializadas existentes em Portugal, à qual se juntam, por exemplo, a Livraria Francesa, a Livraria Britânica ou a Livraria Espanhola, todas elas em Lisboa. "

1 comentário:

arianams disse...

Oh amiguinha, mesmo com a sua magnífica livraria de livros em italiano, sempre que precisar posso pedir a uns amigos que vão mais ou menos frequentemente.