14.7.06

Prémio Dr. José Luís Champalimaud 2005

..e os IST's sempre a dar cartas...
"O Prémio Dr. José Luís Champalimaud 2005 para a área de investigação aplicada e tecnologias contra o VIH/sida foi atribuído a um projecto coordenado por um professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Miguel Castanho, vice-presidente do Conselho Científico e professor do Departamento de Química e Bioquímica (DQB-FCUL), dirigiu a investigação “HIV Fusion Inhibitor Peptide T1249 is Able to Insert or Adsorb to Lipidic Bilayers. Putative Correlation with Improved Efficiency”.
A equipa premiada inclui ainda os investigadores Ana Salomé Veiga, do DQB-FCUL, Nuno Santos, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Luís Loura e Aleksandre Fedorov, ambos do Instituto Superior Técnico.
De acordo com comunicado de imprensa “os investigadores utilizaram técnicas ópticas para descobrir a forma como a molécula T1249 é capaz de impedir o vírus da sida (VIH) de entrar nas células que deveria infectar”. Os cientistas descobriram pistas que permitem revelar os segredos-chave desta nova geração de fármacos, que ao invés de interromper a proliferação do vírus no interior das células, impede a sua entrada.
O Prémio Dr. José Luís Champalimaud 2005 é uma iniciativa do Alto Comissariado da Saúde e visa incentivar a investigação sobre a infecção pelo VIH/sida, premiando os melhores trabalhos de investigação desenvolvidos pela comunidade científica nacional."

Sem comentários: