..e os IST's sempre a dar cartas...
"O Prémio Dr. José Luís Champalimaud 2005 para a área de investigação aplicada e tecnologias contra o VIH/sida foi atribuído a um projecto coordenado por um professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Miguel Castanho, vice-presidente do Conselho Científico e professor do Departamento de Química e Bioquímica (DQB-FCUL), dirigiu a investigação “HIV Fusion Inhibitor Peptide T1249 is Able to Insert or Adsorb to Lipidic Bilayers. Putative Correlation with Improved Efficiency”.A equipa premiada inclui ainda os investigadores Ana Salomé Veiga, do DQB-FCUL, Nuno Santos, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Luís Loura e Aleksandre Fedorov, ambos do Instituto Superior Técnico.
De acordo com comunicado de imprensa “os investigadores utilizaram técnicas ópticas para descobrir a forma como a molécula T1249 é capaz de impedir o vírus da sida (VIH) de entrar nas células que deveria infectar”. Os cientistas descobriram pistas que permitem revelar os segredos-chave desta nova geração de fármacos, que ao invés de interromper a proliferação do vírus no interior das células, impede a sua entrada.
O Prémio Dr. José Luís Champalimaud 2005 é uma iniciativa do Alto Comissariado da Saúde e visa incentivar a investigação sobre a infecção pelo VIH/sida, premiando os melhores trabalhos de investigação desenvolvidos pela comunidade científica nacional."
Sem comentários:
Enviar um comentário